Quando você procura dicas de Recife e Olinda, logo irá perceber como são encantadoras essas duas cidades. A começar por uma rica história que remonta à sua fundação, em 1537. As “gêmeas pernambucanas” ficam coladinhas uma na outra, a poucos quilômetros de distância.
Tão perto, mas tão diferentes. Enquanto Recife, embora tenha um Centro Histórico lindíssimo, respira modernidade, Olinda parece ter parado no tempo com seu casario colorido e ruas de pedras. As duas são um prato cheio para quem busca cultura, gastronomia, diversão e cenários pra lá de fotogênicos.
Viajar enriquece a alma, abre a mente e faz bem ao coração. A melhor forma de se perder e se encontrar ao mesmo tempo.
Receba conteúdo exclusivo sobre Turismo em Recife e Pernambuco
A Veneza Brasileira faz jus ao nome e, mesmo sem oferecer passeios de gôndola aos visitantes, é capaz de encantar com o balanço de suas águas. Exemplo disso é o imperdível passeio de catamarã pelo Rio Capibaribe, que fornece ao visitante um outro olhar sobre a cidade. Saindo do Cais das Cinco Pontas ou do Marco Zero, em pouco mais de uma hora o passeio percorre, entre outros locais, as pontes da cidade, a Ilha de Santo Antônio, a Península de Brasília Teimosa e o Parque das Esculturas do artista plástico pernambucano Francisco Brennand.
Após o embarque no hotel, a excursão começa com um panorama de Recife, incluindo os três setores que compõe o centro da cidade: Recife, Santo Antônio e Boa Vista. Você verá a ponte de Maurício de Nassau, a Praça da República (cercada pelo Palácio do Governador, o Teatro Santa Isabel e os Tribunais de Justiça). Depois, pare no Espaço Catamarã, onde você pode embarcar em um lindo catamarã para um passeio (passageiros que não fizerem o passeio seguirão para o Marco Zero) pela "Veneza brasileira". Durante a excursão pela água, enquanto o guia conta curiosidades e histórias da cidade e sobre os principais pontos da região, os visitantes poderão admirar as lindas paisagens da cidade das águas, começando pela Bacia do Pina, passando pelo Muro de Porto, a Foz do Rio Capibaribe, a Bacia do Porto, o Parque das Esculturas de Francisco Brennand, terminando no ponto zero da cidade, a Praça do Marco Zero. A duração do passeio de catamarã é de aproximadamente 30 minutos.
Do Marco Zero, prosseguiremos a pé pela Rua Bom Jesus (antiga Rua dos Judeus), onde se encontram a Sinagoga Kahal Zur, a Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda (ingressos não inclusos) e a Embaixada de Pernambuco (ingressos não inclusos), assim como o Museu a Céu Aberto.
O museu e o depósito com bonecos gigantes, que representam personalidades de Pernambuco, nacionais e internacionais, também têm uma pequena apresentação de frevo, uma dança tradicional local. A visita a cada local dura 20 minutos. Os que optarem por não visitar tais locais poderão aguardar na praça do Arsenal da Marinha, muito agradável e arborizada. Após as visitas, por volta das 11h30, os turistas retornam ao veículo e almoçam no restaurante com diversas opções de sabores regionais.
Após uma parada de uma hora para o almoço (preço não incluso), seguiremos para Olinda. Ao chegarmos, em uma excursão a pé que dura cerca de 50 minutos, visitaremos o Alto da Sé, com as Igrejas da Sé e Misericórdia, de onde é possível ver a mais linda vista das cidades de Recife e Olinda, consideradas uma Herança Natural e Cultural da Humanidade pela Unesco. Também é possível fazer compras no mercado de artesanato local.
Então, retornaremos para uma excursão panorâmica por Recife, incluindo as três ilhas (Recife, Santo Antônio e Boa Vista), a Ponte Maurício de Nassau, a Praça da República (onde se encontra o Palácio do Governo, o Teatro Santa Isabel e o Palácio da Justiça) e, finalmente, faremos uma parada de 40 minutos na Casa da Cultura, um lindo edifício erguido em meados do século XIX para ser usado como uma prisão. Hoje, ele é um centro representativo de cultura regional, com lojas de artesanato e comidas típicas.
Na última parada, os passageiros retornarão até seus respectivos hotéis.
Estamos prontos para executar os principais passeios, translado, receptivo, eventos, congressos...
Vamos conversar?